quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Semana conscientiza sobre prevenção de acidentes

I SIPAT mobilizou comunidade acadêmica no início deste mês

Estudantes, professores, técnicos administrativos e funcionários do campus de Camocim estiveram engajados na realização da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, voltada à prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), sendo realizadas todo ano. A organização da semana na unidade do IFCE, realizada no início deste mês, ficou por conta dos alunos da primeira turma do Curso Técnico em Serviços de Restaurante em Bar da instituição.
Na semana, foram abordados atos e condições inseguras, Saúde Ocupacional e Seguridade Trabalhista, cuidado que se deve ter com as mãos, como fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Alerta para Prevenção de Acidentes no Trabalho. Além disso, os participantes contaram com ginástica laboral.
Conforme James Pires Cruz, funcionário que atua na manutenção do campus de Camocim, a semana colabora para "a conscientização de todos sobre a necessidade da aquisição e utilização dos EPIs nas atividades de trabalho no campus", destacou.
Segundo o Coordenador de Ensino do campus de Camocim, professor Gilson Cordeiro, a SIPAT realizada pela primeira vez na unidade contribui para a formação dos alunos, que aprofundam na prática real o que estudam na teoria em sala de aula. “Não adianta só falar em prevenção é preciso vivenciar essas práticas", apontou o docente.
O diretor-geral do campus, professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, destacou o sucesso da semana, que contou “com muita criatividade e disposição dos alunos, que abordaram muitos aspectos de suma importância da área de Segurança do Trabalho, que contribuirá sobremaneira na sua formação enquanto futuros profissionais”, enfatizou o gestor.
Imagem: Comunidade acadêmica participante da SIPAT realizada em Camocim (foto: Jorge Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário