quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Promovido evento de Ciência e Tecnologia

Palestra sobre tecnologias e testes de submarino envolveram os alunos

 

Como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o campus de Camocim promoveu, no dia 6 de novembro, palestra sobre novas tecnologias, além de terem sido realizados testes de submarino às margens do Rio Coreaú. A semana, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, teve neste ano como tema "Ciência, Saúde e Esporte”, e busca estimuladar e promover atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com o tema.
O campus contou ainda com palestra sob a temática “Micro e Nanotecnologias”, ministrada pelo pesquisador Aristides Pavani Filho, diretor da Divisão de Microssistemas do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/Campinas – DMS), e coordenador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - Núcleo Regional Nordeste (CTI-NE).
Além da palestra, a equipe de engenheiros do Laboratório de Robótica Ambiental do CTI-NE realizou na manhã de 6 de novembro, em parceria com equipe de docentes do campus, um teste com veículo submarino operado remotamente (ROV). A atividade aberta ao público ocorreu nas imediações do Rio Coreaú. O procedimento contou com a participação de alunos do campus de Camocim e de outras instituições, como da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, bem como da comunidade em geral.
Na ocasião, o engenheiro eletricista do CTI-NE, Remo Raulison de Oliveira enfatizou a importância “de se estudar e conhecer o Rio Coreaú mais profundamente, trazer equipamentos de ponta para familiarização dos alunos e aproximação da pesquisa científica à população".
O diretor-geral do campus de Camocim, professor Amilton Nogueira de Vasconcelos agradeceu a todos que se predispuseram a colaborar no evento e ressaltou que “por meio das atividades, os alunos puderam vivenciar a importância da tecnologia como fator preponderante para o desenvolvimento, além de ter sido um momento profícuo à sua formação, por meio da discussão dos temas versados para consolidar o pensamento profissional dos discentes e inseri-los no mundo da pesquisa”.
Imagem: Palestra proferida pelo pesquisador Aristides Pavani Filho (foto: Marcelo Giovanni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário