quarta-feira, 5 de abril de 2017

Projeto Canhão de Batatas



Os alunos das disciplinas de Física Básica do curso de Tecnologia em Processos Ambientais (TPA) e Física Geral I do curso de Licenciatura em Química, ambos do IFCE campus Camocim, executaram no último dia 28 (terça-feira) a atividade “Canhão de Batatas”, orientados pelo Prof. Me. Leandro Filho. O foco principal do projeto visou propiciar aos alunos um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos através dos conteúdos programáticos ministrados em sala de aula.

Na construção do projeto o Prof. Leandro Filho, propôs a seguinte descrição do que consistiria o Canhão de Batatas: “O canhão de batatas ou lançador de batatas é um canhão montado a partir de encanamentos, que se utiliza de princípios pneumáticos, para lançar projéteis a altas velocidades; não apenas batatas convencionais, mas qualquer outra fruta, blocos de gelo e até pedras”.

A proposta fundamentou-se na elaboração pelos alunos de um Canhão de batatas, feito a partir de canos de PVC, válvulas de pneus, chave de registro e outros elementos de fixação dos mesmos. Os discentes foram divididos em grupos, onde cada um deveria construir seu lançador. Assim, foi estabelecida uma competição na qual venceria a equipe que conseguisse impulsionar o projétil (batata) na maior distância possível mediante o uso do Canhão.

Além de incentivar o desenvolvimento tecnológico, estimular a criatividade e o espírito de equipe dos alunos, o projeto do Canhão de batatas teve significativa efetividade em demonstrar que a física, enquanto área do conhecimento, pode ser prazerosa, divertida e instigante, e que boa parte do que é estudado em sala de aula pode e deve ser posto em prática.

A equipe que se consagrou vencedora foi a composta pelos alunos: Antonio Ruan Silva Nascimento, Francisco Eriberto de Oliveira Sousa, Francisco Glacimar de Araújo Sales, Francisco Yago dos Santos Fortuna, José Ribamar da Silva de Sousa, Lucas Avelino de Almeida, do curso de Tecnologia em Processos Ambientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário