quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Grupo NAUTA testa barco inflável em Camocim



Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Gilberto Schwertner, Prof. Me. Régis Vasconcelos/Alunos do curso de TPA: Geocleciano, Márcio, Robson, Paloma, Lucas, Camila e Eduardo.















No dia 3 de Fevereiro, sexta-feira, estudantes e professores do Curso de Tecnologia em Processos Ambientais – TPA do IFCE campus Camocim – que integram o Grupo de Pesquisas que compõem o Núcleo Pró Autonomia Ambiental - NAUTA, foram ao Bairro Maceió para testar novos equipamentos de pesquisas de campo: GPS Garmin Monterra e barco inflável com propulsão elétrica que possui capacidade para 4 pessoas, que foi adquirido como equipamento de apoio a plataforma robótica do projeto BHoIA - Boia Holonômica para Investigação Ambiental – o qual trata-se de uma boia padrão da Marinha equipada com sensores fotômetros, computador de bordo e motores elétricos para medir a qualidade da água de maneira remota, autônoma e instantânea.
A saída do campus foi por volta das 14 horas rumo ao Maceió, lá o barco foi inflado, montado e o teste foi feito na laguna do Maceió. Foi testada a potência, flutuabilidade e controle do barco, além de fazer análises utilizando uma sonda multiparamétrica em alguns pontos para descobrir as características da água do local, como temperatura, pH, salinidade e condutividade elétrica, turbidez e oxigênio dissolvido.

Texto: Paloma Santos de Almeida Graduanda do Curso de TPA - IFCE campus Camocim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário