quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Campus Camocim realiza atividade em alusão ao dia da consciência negra

Atividade de integração com a comunidade escolar acerca da cultura negra

O campus Camocim realizou no último dia 02 de dezembro atividade de alusão ao dia da consciência negra. Destaca-se que o dia de consciência negra é celebrado oficialmente em todo território nacional no dia 20 de novembro a partir da lei 12.519, de 10 de novembro de 2011.
O dia 20 de novembro faz também alusão política à data de morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Portanto, o Dia da Consciência Negra surge como ato de resistência da cultura negra no Brasil e manutenção de memória de luta a fim de promover igualdade racial.
Na ocasião, as atividades ocorreram como parte da programação do intervalo cultural em que os estudantes recitaram poemas com a temática negra, além da apresentação de grupo de capoeira. Segundo o professor Gilson Cordeiro, participante do evento “o dia é importante porque marca no nosso campus o respeito e diretriz que assumimos com as questões raciais na unidade”. Para a estudante do curso de Letras Nayane Araújo que participou com a leitura de poemas “a mobilização foi de fundamental importância, pois trouxe à tona as raízes históricas dos negros em nossa sociedade, discutindo o racismo sofrido infelizmente ainda hoje”. Já para a estudante Raquel Tomaz, também leitora de poemas, “o evento serviu para mostrar que através da cultura, da dança, da poesia podemos quebrar preconceitos”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário