terça-feira, 24 de outubro de 2017

IX Encontro Pedagógico campus Camocim


No último dia 16, o IFCE campus Camocim realizou o seu IX Encontro Pedagógico, desta vez com a temática “Didática e Interdisciplinaridade: a construção da docência em tempos de incertezas”, que teve como objetivo debater as ações pedagógicas a respeito das metodologias, sua relevância e suas implicações na vivência dos sujeitos do processo educacional. Para a condução do evento foi convidada a Profa. Alice Nayara dos Santos, doutora em Educação pela UFC, e que atua no campus do IFCE, em Ubajara.
Contando com grande adesão do corpo docente e dos técnicos administrativos do Setor de Ensino, o encontro buscou fomentar o planejamento das atividades e objetivos a serem alcançados ao longo do semestre 2017.2, além de contribuir para o aperfeiçoamento da prática educacional dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O conhecimento e a experiência trazidos pela professora Alice, somaram-se com o expertise dos docentes do campus Camocim, proporcionando, assim, uma troca de saberes e práticas, que serão expandidos ao longo deste semestre que se inicia.
Após os diálogos sobre o tema, ficou claro que Didática e a Interdisciplinaridade investem na capacidade de construção de um currículo integrado, o qual coloca em destaque a interação de professores e alunos para a abordagem de questões complexas do cotidiano, e marcada pela união reflexiva de pensar e fazer baseadas em questões sociais, possibilitando a construção do conhecimento teórico que propicia a aquisição de aprendizagens significativas e, por conseguinte, a qualidade da educação.
Ressalte-se, ainda, a participação dos alunos do campus Camocim nos momentos culturais do evento. Antes do início da palestra, o aluno Adelmo Ferreira, do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras Português/ Inglês, fez uma apresentação de voz e violão que maravilhou a todos os presentes, por seu inegável talento. Já no fim do evento, os alunos Vivian Régia, Amanda Vasconcelos, Cássia Maria, Acaian Sousa, Simone Silva e Adelmo Ferreira, todos do quarto semestre de Letras, prestaram uma homenagem ao Dia do Professor, encenando uma peça teatral, de sua própria autoria, que tratou sobre os diferentes tipos de docentes, bem como as práticas a serem corrigidas e aquelas que devem ser replicadas. A peça se deu na forma de teatro mudo, o que foi um diferencial positivo, uma vez que era necessário estar sempre atento aos mínimos detalhes. Assim, de forma bastante descontraída, o IX Encontro Pedagógico, culminou com um jantar oferecido pela Gestão do campus e elaborado pelos alunos do Curso Técnico em Restaurante e Bar - TRB, supervisionados pelo Coordenador do curso, Prof. Orlando Cantuário de Assunção Filho.
É o IFCE Campus Camocim se solidificando no cenário regional e buscando o aprimoramento de suas práticas educacionais.
Marcos Fábio Teixeira Lopes – Técnico em Assuntos Educacionais





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário