sexta-feira, 21 de junho de 2013

Temática ambiental é abordada em Camocim

Exibição de curtas e debate ocorreu em 04 de junho

Os alunos do campus avançado de Camocim do IFCE participaram de uma série de atividades nas quais refletiram sobre a necessidade da sustentabilidade ambiental. Foram realizadas sessões de curtas metragens, apresentações de trechos de documentários audiovisuais e instalações artísticas. As atividades fizeram alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Os filmes veiculados foram: Zugzwang, A História das Coisas, Consciente Coletivo e Somos um Só. A exibição é fruto do Projeto Cine Clube Camocine, o qual prevê o uso didático de filmes. O projeto é de autoria do professor Gilson Cordeiro, da área de Letras, e dos servidores técnicos administrativos em educação Samuel Pinheiro, Raquel Casemiro e Marcelo Moura.
Após a apresentação dos filmes, ocorreu amplo debate sobre a temática ambiental, no qual os estudantes participaram de forma crítica. “De fato, as discussões demonstram que os discentes refletem sobre seu espaço de comunidade em diálogo com uma ampla rede de questões ambientais, identitárias e culturais", destacou o professor Gilson Cordeiro.
Alunos prestigiando as instalações (foto: Marcelo Giovanni)

Edson Costa - Acaraú

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O IFCE foi a 6ª entidade mais procurada no Sisu


Sisu: IFCE tem o 10º curso mais procurado do Brasil 

Ao todo, 6.634 candidatos procuraram o curso que disponibilizava apenas 30 vaga




O curso de Engenharia Civil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi o décimo mais procurado no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do segundo semestre deste ano. Ao todo, 6.634 candidatos procuraram o curso que disponibilizava apenas 30 vagas. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Ministério da Educação (MEC).
O mais procurado foi o curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 15.504 inscritos para 90 vagas. Além disso, o curso de Medicina ocupou oito posições dos dez cursos mais procurados.
Sisu
Segundo o MEC, o Sisu foi desenvolvido para usar a nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os interessados em estudar em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição do Sisu, 788.819 inscreveram-se para 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior. Em média, quase 20 estudantes concorrem a uma vaga.
Como cada estudante pode inscrever-se em até duas opções de curso, as inscrições totalizaram 1.527.444. As regiões que receberam o maior volume de inscrições foram o Nordeste, com 653.363, o que corresponde a 42,7% do total, e o Sudeste, com 628.739, o equivalente a 41,2%.
Mais procuradas
As universidades com maior número de candidatos foram a UFRJ, com 124.778 pretendentes a 3.669 vagas, seguida pela UFF, com 119.283 estudantes para 4.303 vagas e a Universidade Federal do Piuaí, com 109.503 inscritos para 2.424 vagas.
A maior disputa foi registrada em administração na Universidade do Estado da Bahia, que ofereceu seis vagas e teve 6.167 inscritos, com 1.027,8 candidatos por vaga. A segunda posição foi para outro curso de administração, o do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com 760,9 candidatos por vaga (oito vagas para 6.087 inscritos. Em terceiro lugar, veio o curso de direito da Universidade do Estado da Bahia, com seis vagas para 4.274 inscritos, 712,3 candidatos por vaga.

Fonte: http://www.tribunadoceara.com.br/noticias/ceara/sisu-ifce-tem-o-10o-curso-mais-procurado-do-brasil/