terça-feira, 23 de outubro de 2012

EVELINE DE ALENCAR PROFESSORA DO CURSO DE GASTRONOMIA DA UFC MINISTRA AULAS PRÁTICAS SOBRE LANCHES SAUDÁVEIS E CONSERVAS CASEIRAS.


Nos dias 19 e 20 de outubro as alunas do curso FIC “Formação para Merendeiras Escolares” tiveram  aulas práticas sobre Lanches Saudáveis e Conservas Caseiras, ministradas pela profª Eveline de Alencar do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará – UFC, como parte do módulo “Práticas Culinárias”. As aulas ministradas pela professora Eveline fez parte da parceria firmada entre Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará e IFCE campus avançado Camocim como Curso de Gastronomia Social.
 Segundo a professora Patrícia “o nosso curso tem como prioridade a vivência prática do aluno, assim essa parceria foi de grande valia e contribuição para o aprendizado das nossas alunas, que tiveram a oportunidade de ter aulas e receber um pouco da experiência de uma professora da área de Gastronomia”.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Camocim sedia palestra de marketing pessoal

O campus avançado de Camocim foi palco, no dia 26 de setembro, de uma palestra de marketing pessoal dirigido aos alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Recepção de Eventos. As discussões foram encabeçadas pelo camocinense Joélio Barreto Gomes, administrador de empresa e consultor. Na ocasião, os alunos tiveram contato com as ferramentas e técnicas do marketing que contribuem para a gestão da carreira.
O principal objetivo da palestra foi apresentar as ferramentas para os alunos melhorarem o desempenho pessoal e profissional através do cuidado com a imagem. Joélio Barreto defendeu a ideia do networking, a união dos termos em inglês Net, que significa "Rede" e Working, "Trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa  que quanto maior a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de conseguir uma boa colocação profissional, sendo considerado a chave para o sucesso.
O diretor do campus avançado de Camocim e docente do curso de Recepção de Eventos João Portela acredita que o momento com o consultor foi fundamental a formação profissional dos cursistas. “Nossos alunos puderam entender melhor sobre as exigências para uma boa colocação no mercado de trabalho e compreender que cada um tem a sua marca”, defendeu.
A palestra transcorreu de uma forma bem descontraída, como um bate-papo, e os alunos obtiveram muitas dicas interessantes repassadas pelo consultor, que os ajudarão na vida pessoa e profissional. Segundo João Portela, “as questões que o palestrante abordou são muito pertinentes para todas as profissões”, ressaltou.
Palestra proferida por Joélio Barreto no campus avançado de Camocim (foto: João Portela)
Edson Costa - Acaraú

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PRIMEIRA AULA DE PRÁTICAS CULINÁRIAS DO CURSO FIC “FORMAÇÃO PARA MERENDEIRAS ESCOLARES”




As alunas do curso FIC “Formação para Merendeiras Escolares”
do IFCE campus avançado Camocim, sob orientação da Profª Patrícia de Freitas Oliveira deram início hoje as aulas do módulo Práticas Culinárias com a elaboração de receitas nutritivas. Nesta primeira aula as alunas puderam colocar em prática todo o conhecimento teórico sobre a correta manipulação e controle de qualidade dos alimentos, além de produzir receitas, que no futuro podem ser levadas para as escolas do município de Camocim.
Segundo a professora Patrícia “as alunas tem com as oficinas culinárias a oportunidade de vivenciar o trabalho da merendeira escolar, que inclui desde o recebimento, higienização e manipulação dos alimentos até a elaboração de uma receita, como parte de um cardápio da merenda escolar.